9º Simpósio Produção de Leite Witmarsum

Falando Sobre Resultados - Veja como foi e baixe as palestras

Veja aqui como foi a 9ª edição do simpósio.

Carlos Antônio de Carvalho Fernandes

CARLOS ANTÔNIO DE CARVALHO FERNANDES

CUSTO DE UMA VACA VAZIA NA PROPRIEDADE LEITEIRA



 download da palestra

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), doutorado e Pós-doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). 
Atualmente é Coordenador do Curso de Mestrado e Doutorado em Reprodução, Sanidade e Bem Estar Animal, professor titular da Universidade José do Rosário Vellano, Bolsista CNPq de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT. 
Diretor Técnico da Biotran. 
Membro da Câmara de Assessoramento da Fapemig (CVZ), consultor Ad Hoc da CAPES, Fapemig, Fapece, Fapes e CNPq, membro da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, co-orientador de mestrado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, de Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de Viçosa. 
Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biotecnologia da Reprodução, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, reprodução animal, biotecnologia, transferência de embriões e eficiência reprodutiva.
Parcerista das Revistas :Acta Scientiae Veterinariae , Ciência e Agrotecnologia, Revista de Ciências Veterinárias , Ciência Animal Brasileira (UFG) , Revista Brasileira de Agrociências, - Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Pesquisa Agropecuária Brasileira , Revista Brasileira de Reprodução Animal, Brazilian Archives of Biology and Technology, Semina . 

Dirceu Neri Gassen

DIRCEU NERI GASSEN

O MILHO QUE COLHEMOS E O QUÊ PODERÍAMOS COLHER




É Engenheiro Agrônomo, formado em 1.977 pela Universidade de Passo Fundo, RS.
Fez mestrado na área de Fitotecnia na UFRGS em 1.980.
Estudou dinâmica populacional de pragas na Nova Zelândia.
Participou de curso nos Estados Unidos na área de controle biológico de pragas.
Pesquisador em manejo integrado de pragas frutíferas na EMPASC, Caçador entre 1979 a 1981.
Pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetos de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo de Passo Fundo entre 1981 e 2000.
Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul entre 1995 e 1997.
Gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda., entre 2000 e 2014.
Consultoria em boas práticas agrícolas e manejo de lavouras para altos rendimentos.
Membro do Conselho Científica de Agricultura Sustentável no Brasil.
Membro da Aapresid, Argentina.
Mais de 200 publicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura.
Livros publicados nas áreas de pragas, controle biológico, plantio direto e manejo para altos rendimentos.
Professor nos curós de pós graduação da Universidade de Caxias do Sul, no Instituto de Ciências Agronômicas e na Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 24 países.

Marcos Veiga dos Santos

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

COMO AUMENTAR A RENTABILIDADE COM A SECAGEM DAS VACAS LEITEIRAS



É médico veterinário formado em 1.995 pela USP.
Concluiu o doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo em 2001. 
Em 2002 fez especialização em Cornell, no Departament of  Food Science.
Em 2005, obteve o título de Professor Livre Docente outorgado pela FMVZ-USP. Atualmente, é professor doutor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPq Modalidade PQ 2, desde março/2010. 
Publicou 85 artigos em periódicos especializados e mais de 160 trabalhos em anais de eventos. Possui dois livros publicados, dez capítulos de livros e 11 obras organizadas. Orientou 21 dissertações de mestrado, 3 orientações de doutorado, 25 projetos de iniciação científica e supervisionou três projetos de pós-doutorado na área de Medicina Veterinária. Coordenou 22 projetos de pesquisa. 
Foi Chefe do Departamento de Nutrição de Produção Animal da FMVZ-USP entre 2006 a 2008, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal entre 2008-2012 e foi Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL) de 2009 a 2011. 
Coordena o QUALILEITE-FMVZ-USP, Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite. 
É membro da Comissão Editorial do Brazilian Journal Of Veterinary Research And Animal Science, como Editor da Área de Nutrição e Produção Animal. 
Atualmente, é colunista do Portal Milkpoint e da revista Mundo do Leite.

Ricardo Carbonari Chebel

RICARDO CARBONARI CHEBEL

RETORNOS SOBRE INVESTIMENTO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO



 download da palestra

Formou-se em Medicina Veterinária no Brasil em dezembro 1.999. 
Trabalhou na “RuAnn&MaddoxDairy” na Califórnia por um ano antes de iniciar sua residência em Produção de Gado de Leite e Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva na Universidade da Califórnia, Davis. 
Após a conclusão da residência médica e mestrado, começou a sua carreira acadêmica (University of Idaho 2005-2006, University of Califórnia, Davis 2007-2008, University of Minnesota 2009-2015, e agora University of Flórida). 
Na Califórnia, Idaho e Minnesota, Ricardo tinha deveres clínicos e era o veterinário responsável por fazendas leiteiras de 800 a 8.000 vacas em lactação. 
O programa de pesquisa e extensão de Ricardo Chebel está focada em estratégias de gestão para reduzir o stress e melhorar o desempenho de vacas leiteiras durante o peri-parto, estratégias para melhorar a imunidade e reduzir a incidência de doenças em vacas peri-parto e bezerros pré- desmama, e manejo reprodutivo de vacas leiteiras e novilhas .